terça-feira, 18 de novembro de 2008

Miniaturas de Papel

Comecei este blog por que estava postando muita coisa de RPG no meu LiveJournal, e tenho intenção de migrar todos aqueles posts pra cá. Como quero gerar conteúdo novo também, vou alternar entre um post reciclado e um novo até esgotar os posts antigos. Vou reciclar dois de cada vez para terminar logo. Então vamos falar de Papercraft:

Publicado originalmente 01/09/08

Uma coisa que eu gosto é papercraft: especificamente miniaturas de papel.

Comecei muito cedo com o ORIGAMI do Paulo Imamura e Mari Kanegae, que já está gastinho de tanto uso. E durante muito tempo só fiz origamis tradicionais, sem cortes, em papel quadrado.

Eu já conhecia as minis de papel da SJGames, mas não tinha comprado ou me interessado muito.

Então, quando conheci o RPG Furry Ironclaw, encontrei uma página de pequenas miniaturas de papel para usar. Só imprimir e colorir. Achei a idéia ótima, já que já flertava com o uso de miniaturas no RPG há algum tempo, mas pegando as minis de kinder-ovo que mais se parecessem com os personagens que eu queria. Infelizmente, mesmo juntando os recursos do grupo todo isso dava só um punhado de miniaturas.

Mas vasculhando a rede comecei a encontrar todo um mundo de recursos para utilizar miniaturas de papel no RPG. Mesmo a proliferação das miniaturas do D&D ou heroclicks rendia bons frutos, por que as companhias estavam pondo terrenos para montar e usar com suas miniaturas na rede. Comecei a coletar terrenos para fantasia medieval, e coletar deckplans de naves espaciais para usar em campanhas de ficção científica.

Paper MinisMinis do Models & Miniatures in Paper Showcase,
Dragão do One-monk, esqueletos do Shadowolf.



E fui guardando essas coisas, mesmo por que não tenho conseguido jogar RPG. Até encontrar a cena rpgística da capital federal. Consegui mestrar Transhuman Space usando os deckplans de Traveller e as minis de FC do Graywolf. Desde então comecei a pôr em movimento todas as coisas que eu tinha colocado na gavetinha do "para fazer quando eu voltar a jogar". Coloquei as minhas fichas e páginas de RPG no ar, como disse no post anterior e no caminho inverso, comecei a imprimir e montar as coisas de RPG que eu tinha guardado no computador. O resultado está saindo legal:

Tenho umas idéias na cabeça, que como vão custar (pouco) dinheiro, ainda estão arquivadas para o caso de eu montar um grupo fixo de RPG por aqui.

Publicado originalmente 30/10/08

Estou começando a entrar de cabeça no hobby das miniaturas de papel. Desde que escrevi a respeito já fiz muito mais miniaturas (mais de uma centena já) e me equipei mais.

Miniaturas de Papel

Miniaturas de Papel




Estava eu recortando minhas miniaturas com um estilete comum uma noite e a Fer me sugeriu que eu usasse a x-acto knife  dela. Eu sabia que ela tinha e que os outros hobbistas costumavam usar, mas nunca tinha me ocorrido experimentar, que diferença! Muito mais precisa e mais fácil de usar. Peguei emprestada em carácter permanente. E para que as lâminas durassem mais, encomendei uma base de corte  junto com os materiais de desenho da Fer. Não me segurei e já experimentei no horário do almoço. Ela oferece mais resitência do que o vidro que eu estava usando, mas permite mais controle e faz a lâmina durar mais. Agora estou praticamente um profissional!



O Phil Souza do blog dados limpos me perguntou sobre as miniaturas e passei uma listinha de sites pra ele. Mas como é no Twitter, não tem espaço em 140 caracteres para todos os sites que eu gostaria de passar. Como eu já tinha falado dos sites de terrenos no meu post anterior, vou falar agora de onde eu tirei minhas miniaturas de personagens e monstros.

Em primeiro lugar, tenho que mencionar o site de Jean Crusiau , que praticamente começou com o hobby de miniaturas de papel e que disponibiliza centenas de personagens e monstros, não só para imprimir, mas também para modificar. O que nos leva aos grupos do yahoo especializados em miniaturas, começando pelo próprio Brabantini do Jean Crusiau, e os vários grupos especializados em modificar as figuras dele. Deste grupo se formou uma colaboração de desenhistas que começaram a fazer uma competição periódica de figuras de papel: o MMiP showcase, de onde eu tirei o meu dragão. E o Paper Figures group que parece ser o atual local de referência dos desenhistas. Claro que cada um desses grupos tem uma página de links com muito mais links do que eu estou passando aqui. Entrar nisso é uma aventura!

E outros desenhistas também colocaram seu trabalho disponível em páginas próprias, como Shadowolf , Scarecrow , One-monk e o pessoal da Oversoul Games que não só colocou minis e tabuleiros mas jogos inteiros para baixar. Eu já imprimi todo o Dungeon Plungin' e estou começando a recortar e colar todas as peças.

Até me aventurei a desenhar minis, frequentando o fórum do One-monk vi que ele tinha voltado a fazer as coletâneas de desenhistas como na época do MMiP Showcase, e desenhei e enviei uma que eu não conseguia encontrar em lugar nenhum: Um esqueleto de Tiranossauro que eu pretendo usar quando mestrar de novo a aventura introdutória do Dungeoneer, mas isso já é outra história, para outro post.

7 comentários:

And Becker disse...

vou adicionar no fds... flws

Shadar-Kai disse...

Olá professor. Gostaria de informar que convidei o sue blog para um meme, enviado mim por Alexandre, do blpog rpgista.com. Se for possivel e tu tiver afim de continuidade a brimcadeira clica no link abaixo.

http://rpgsemcompromisso.wordpress.com/2008/11/22/meme_aleatoriedades/

Até a próxima!

E sobre o post, ele é bem legal. Eu utilizo o counter collection...

Gilson Rocha disse...

Ótimas dicas!

Gilson

vss disse...

Como vc faz com as bases? Até hoje pensei em várias soluções mas elas se tornaram inviáveis para mim, tem alguma dica?

Hackbarth disse...

As bases tu podes fazer de papel também, olha aqui:

http://onemonk.com/Bases.html

Podes colocar uma moedinha de 1 ou 5 centavos dentro pra dar peso, ou podes fazer com um outro material, como EVA ou cartolina corrugada.

Um próximo post sobre miniaturas de papel vai mostrar como eu preparo elas pra mesa.

Triathleta, Pierry disse...

As Bases das Miniaturas vc poderia fazer com massa de Biscuit , eu mesmo fiz aqui 4 pra testar e fcaram boas soh falta pinta-las !!!obs.: Dica coloque palitos de fosforo ou de dentes dentro da massa para fazer um esqueleto de estrutura para a base nao entortar

Triathleta, Pierry disse...

Fiz Hexagonal que eu acho que fica um visual muito legal !!!