sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Paper Models e 2.5D

Continuando as aulas de papercraft, agora com os modelos mais sofisticados de miniaturas de papel, começando pelos mais complexos de todos: os papermodels propriamente ditos.

Papermodel: é o modelo tridimensional, em papel, de uma figura ou objeto.

Nesse caso a semelhança com o objeto representado é total. Em alguns casos pode se tornar melhor que o original, mas é muito trabalhoso de se montar, muito mais do que pintar uma mini de metal, então não é muito indicado para mesas de RPG, a não ser nos casos de chefões finais, ou no caso de grandes objetos ou props importantes, como castelos, construções, naves espaciais, baús de tesouro, modelos em tamanho real de armas, etc. É para o caso de você se dedicar mesmo a fazer miniaturas. Nesse ponto se passa mais tempo preparando minis do que preparando aventuras e jogando.

O que nos leva ao 2.5D.

2.5D: o modelo tridimensional simplificado, feito de partes bidimensionais posicionadas de forma a dar volume à figura.

Paper MinisEsse estilo de miniatura é o que tem melhor relação de tempo investido/aparência. Diferente das paper miniatures, ele fica bom visto de todos os lados, afinal não tem frente e verso definidos. E pode ser posicionado de modo a ter boa presença na mesa.



Para montar um modelo em 2.5D, basta fazer pequenos cortes nas peças e encaixa-las. O resultado é maior do que a soma das partes, visualmente falando. A parte mais difícil fica por conta do autor, que deve imaginar corretamente, enquanto desenha, como fica a estrutura final do modelo.

As vezes pequenas intervenções em 2.5D tornam a figura extremamente mais realista, como por exemplo dobrar as pontas das asas de modelos de naves espaciais, ou ondular os tentáculos de seres marinhos.

Experimente por uma miniatura 2.5D na mesa de jogo, enquanto eu defendo que as minis tradicionais de papel são tão boas quanto as de metal ou plástico, as 2.5D podem até eclipsar essas anteriores, em termos de apresentação visual!

4 comentários:

Marcos disse...

Estava eu aqui lendo seu blog. Li tudo. E li o LJ também.
Fantástico!
Parabéns e obrigado pelas horas de prazer (!) e aprendizado.
E ai quando ia lamentando que tinha acabado de ler tudo, dou um F5 e aparece esse post! Vivaaaa!

Phil Souza disse...

Um dia eu tomo coragem pra fazer um desses...

Luiz Cláudio disse...

Elas estão evoluindo! Mais uns 10 anos e suas miniaturas voarão cuspirão fogo.

Parabéns por mais uma boa matéria.

João "o escriba" Brasil disse...

Ótima matéria [como de costume] e ótimo blog.

Realmente ele vai além da mesmice dos blogs em geral.

Vou aproveitar muito suas dicas e comentários e indicar ele no meu blog!!!